sexta-feira, 1 de julho de 2011

Visita a Casa do Artesão _ Santana/AP


Coordenadora Responsável na Casa do Artesão
Mary Duarte
No dia da visita, cada artesã presente realizava uma atividade, ou seja, criava com técnicas próprias e a finalidade de criar objetos, artefatos visa a venda dos mesmos, entretanto, segundo a responsável há pouco interesse pelo local tanto por parte da sociedade quanto pelas escolas e no entanto há artesãos que sentem prazer em expressar sua arte por este motivo não desistem do ofício e Santana ganha por criar certa identidade local.

Macapá e Santana pode olhar para a habilidade com que o artesão se apropria de matéria prima, objetos e materiais reutilizáveis mesmo de forma muito simples e ver que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Desta maneira, vejo que passa por aí o papel da educação integral e integrada, pois há um cenário cheio de possibilidades: telhas de barro, garrafa peti, tecidos, embalagens e muito mais. Assim, o artesanato favorece além da questão da produção do objeto, da venda, a cultura de como desenvolvê-los é uma questão de sobrevivência para a maioria.

Foi uma experiência marcante quando dirigi-me ao encontro de um espaço dito por Martín (1999) “da convivência humana”, de desafios e potencialidade do desenvolvimento local, neste caso fui a Casa Brasil que é um prédio do município inaugurado em 03 de abril de 2007 pela Secretaria Municipal de Cultura de Santana (Semcs), pois é um espaço “reservado para atividades de inclusão digital, cultural e social”.

A Casa Brasil já foi um espaço de interação cultural e de divulgação da história do povo santanense e assim de muito valor na construção de registros da história e da identidade cultual e social dos santanenses: música, dança, personalidades, movimentos culturais.

No prédio funcionava o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santana-NTM Equinócio e a Biblioteca Municipal, e passou a ter com a Casa Brasil um projeto do Governo Federal de promoção de inclusão digital, temos a Universidade Aberta funcionando ao lado da Casa do Artesão enquanto que a Biblioteca, os laboratórios e o auditório (Multimídia) estão sendo deslocados para entrar em reforma. Vamos torcer para que possamos formar uma cidade educadora em nosso município.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria que desse sua contribuição comentando sobre a temática.
Obrigada
Floracy Soares