sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cognição, Ensino e Aprendizagem: Jean Piaget, Vygotsky e Gestalt

     Pensando na ideia de considerar importante a educação integrada para que se ofereça atividades desafiadoras ao indivíduo porque favorece a sua participação e pode estimular sua vontade intrínseca em aprender cabe falar de Jean Piaget para enfatizar sobre cognição.
    Este autor que foi um teórico de desenvolvimento, que enfatizava a evolução como um processo construído de etapas sucessivas que não se somavam e, sim, desenvolve-se em estruturas cada vez mais complexas, ou seja, uma etapa seguinte incorporaria sempre as anteriores, por isto diz-se que ele primava que se provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, tanto que hoje se costuma dizer que as escolas construtivistas (leiam-se escolas com a visão piagetiana) daí se nomear construtivista.
     Quem é o aprendente e o professor construtivista ? “O sujeito (aluno) ativo é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc. em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento).” E o professor nas escolas inspiradas por Piaget não tem seu papel como apenas um dinamizador da aprendizagem, mas sim, a mediação se dá com atividades problematizadas e elaboradas pelos seus alunos.
     Do mesmo modo vimos na Teoria de Campo Gestalt, promovendo a construção do conhecimento pelo oferecimento de um espaço em que as crianças possam combinar suas idéias com as informações que lhes oferece o meio, fazendo descobertas que as levem ao interesse por testar outros conhecimentos que lhe são passados e, assim, fazer outras descobertas. Mas não dá para falar em Piaget sem falar também em Vygotsky.
      Segundo Antunes (2004 ), os estudos de Vygotsky sobre o desenvolvimento da inteligência e cognição na criança se aproximam relativamente dos desenvolvidos por Piaget. Entretanto cabe aqui lembrar que “Piaget enfatiza os aspectos estruturais e as leis de caráter universal (de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental, isto é, atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Referências

http://www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget










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Floracy Soares