quinta-feira, 19 de maio de 2011

A notícia "Escola integrada desafia limitações da rede pública"

Educação Integral e cidade educadora

O site Educação Integral de Apucarana na manchete "Escola integrada desafia limitações da rede pública" trata sobre barreiras que o Governo Federal terá que enfrentar para cumprir com a meta de "até 2020" oferecer, em metade das escolas, aulas em período integral.
Nesta manchete do site organizado por Valter Pegorer a meta "esbarra em falta de infraestrutura e currículo" (Abril, 2011).
Abaixo um exemplo que criei de como poderíamos estar construindo uma cidade educadora através de parcerias com a escola e do uso de programas do governo.
  
Cidade Educadora

A Carta das Cidades Educadoras explica que trabalham em três redes temáticas que são “Luta contra o fracasso escolar, Transição escola-trabalho e Educação em valores” de modo que as cidades busquem se articular com as escolas, ONGs, associações de bairro e espaços comunitários, instituições de serviços públicos e outras quanto forem as necessidades. Desta forma:
A cidade será educadora quando reconheça, exercite e desenvolva, além de suas funções tradicionais(econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assuma a intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos seus habitantes, começando pelas crianças e pelos jovens.(Fragmento da Introdução da Carta das Cidades Educadoras, Declaração de Barcelona, 1990)
Enquanto estudo sobre o assunto, vou partilhando com vocês.





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Floracy Soares