quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Atividade 1.3 para o curso de Redes de Aprendizagem_ Unidade1

Nova Geração

O
tempo e mundo a nossa volta muda, evolui e revoluciona, mas as técnicas
utilizadas nas escolas não dão conta de acompanhar, pois o país não acompanha
porque o investimento na educação precisa ser repensado cada vez mais. Por
exemplo, a notícia de
Marcello Casal
Jr./ABr

expõe uma realidade em Minas, segundo ele “
Dificuldades estruturais, como a falta de armários
para guardar os equipamentos, impedem que os estudantes de uma escola de
Ceilândia usem de forma adequada os laptos doados pelo programa Um Computador
por Aluno.” (R7 Notícias, 2012)

O vídeo criado por Gustavo Donda e a
equipe da TV1 é ótimo para compreendermos de modo claro como se dá evolução das
gerações, da comunicação, das relações e o poder da mídia, das marcas de
fábricas, do ritmo acelerado de divulgação de bandas, músico e a revolução que
tudo isso causa na economia também como resultado das mudanças tecnológicas,
tanto que o vídeo Rafinha 2.0 foi apresentado na 1ª Conferência Web 2.0 e muito
acessado na categoria educação e o mais interessante, ele é conhecido de outros
cursos que fiz, mas hoje noto a descrição feita sobre as redes sociais.
O link no guia do cursista não
funciona, mas este abre:

Ali Carr-Chellman apresenta
“três razões porque meninos ficam desinteressados em escolas em massa”: a
primeira trata da “Tolerância Zero” no caso de vivenciarem grandes tragédias,
mas serem tolidos a brincarem com objetos perigosos, ou melhor simulando facas,
espadas, bombas entre outra típicas de meninos causando, reduzindo a
criatividade e favorecendo maiores queixas junto aos pais, encaminhamentos ao
psicólogo. 
A segunda diz respeito a ausência da figura masculina na cultura,
referindo-se ao fato de a maioria, segundo Ali (2009) do antigo primário eram
mulheres, “93% dos professores” e isso afeta segundo ela a cultura, por
exemplo, as regras, as atividades influenciavam diretamente no currículo e na
forma de incentivar a aprendizagem dos meninos. 
O terceiro diz que “o jardim é
o antigo 2º ano” pela seriedade com que não foi tratado o ensino e aponta em
sua pesquisa apresentada no vídeo “TEDxPSU” que a solução seria “trazer a
cultura deles para a sala de aula, com novas regras que deixam meninos serem
meninos e vídeogames que ensinam e entretêm”, exemplificando uma escola “NEW
SCHOOL” que criou os melhores jogos pensando em vencer as dificuldades de
aprendizagem dos meninos, porém ressaltou que trata-se de um público de alunos
limitado, como disse ela “a NEW SCHOOL criou um videogame escolar maravilhoso,
mas que só lida com poucas crianças”. 
E pede cautela no que se refere a
“tolerância zero”, portanto vamos criar ambientes que ao menos se aproximem da
realidade de nossas crianças e jovens permeados por tecnologias. O link do vídeo
é
https://youtu.be/23Uuehgmd14 .



Referencia que faltou no vídeo
http://noticias.r7.com/educacao/noticias/laptops-ficam-guardados-sem-uso-em-escola-de-brasilia-por-falta-de-infraestrutura-20120130.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria que desse sua contribuição comentando sobre a temática.
Obrigada
Floracy Soares